Por que publicar com a Dríade?

Todos sabem, principalmente, os autores, o quão difícil é escrever um livro. Ainda que o escritor possua um amor incondicional por suas ideias e obra, não deixa de ser um percurso exaustivo, complexo e cheio de percalços, o qual exige muita perseverança para ser concluído. O ato de inserir o último ponto, já é bem gratificante. Contudo, a realização completa só é alcançada quando enfim se publica. 

 

É algo categórico:  Editar um livro é bastante laborioso e prolongado, pois enquanto o trabalho do escritor termina ao redigir o seu original (que já é imenso) e com as respectivas revisões, a labuta da (boa) editora está apenas começando...

 

A Dríade é uma editora nova, iniciou suas atividades em 2019, todavia, o coordenador editorial e a equipe não são. E por conta da experiência de trabalho com outras editoras, foi possível identificar os pontos positivos e os negativos, descartar o que é errôneo e improdutivo, e manter o aspecto benévolo. Assim como, introduzir novas ideias e diferenciais.

 

O processo editorial é extenso. Possui etapas minuciosas e exige total disposição, solicitude, afeição — desde o primeiro lampejo conceitual — até a finalização do projeto e impressão. Abaixo, estão alguns dos mais imprescindíveis segmentos.  

 

 

Revisão Textual

 

 

Começando por uma preparação de texto precisa e na sequência uma revisão detalhada e rigorosa. Lamentavelmente, muitas editoras (em especial as independentes) não fazem revisões textuais, enviam à gráfica os originais do mesmo jeito que recebem. E isso denota uma desmedida displicência, falta de profissionalismo e desrespeito com o escritor. Além de ser uma explícita desonestidade, evidentemente. Não raro, autores e leitores, identificam erros graves na própria capa do exemplar, nas orelhas e no miolo. Vale frisar que, por mais atencioso e detalhista que seja o autor, na hora de escrever e reler o que produziu, é obrigação da editora revisar todo o conteúdo do livro, seja uma obra individual ou uma coletânea de diversos escritores.

 

Muitas vezes, nos próprios sites que expõem seus serviços editoriais se encontram inúmeras incorreções gramaticais, redundâncias e textos mal redigidos. Nos transmitindo a nítida impressão de displicência e ausência de profissionalismo.

 

Nós, da Dríade Editora, prezamos sempre pela alta qualidade. Publicar textos com erros grosseiros, macula a reputação do escritor e da própria editora. Uma nódoa que será indelével dentro do mercado editorial. 

 

 

Diagramação

 

 

 

Um erro constante em diversos projetos é ausência de cuidado com a diagramação. Começando pela escolha de um software que não é profissional e totalmente inadequado. Há pessoas que pensam que por se tratar de formatações de textos e procedimentos que visam cuidar de como será exposto o miolo de um livro, não têm relevância, pois “não aparecem”. E essa percepção mostra-se um tanto errônea.

 

A boa diagramação também é fundamental para que a leitura seja aprazível, envolvente e, com uma estética harmoniosa. Uma diagramação ruim faz com que todo o texto, por melhor que seja, se torne monótono, arrastado e desinteressante. O indivíduo acaba fechando o livro. E só por milagre retorna à leitura. E ainda, um trabalho de má qualidade, atribui um semblante amador à obra e à editora. É indispensável o zelo com essa etapa. Por isso, a diagramação deve conter uma fonte adequada (com serifa para textos longos) um tamanho agradável, não muito pequena (várias editoras optam por fontes minúsculas para diminuir o número de páginas e consequentemente economizar nos gastos com a impressão), espaçamento correto, extrema preocupação com a quebra de palavras e de parágrafo, com o recuo e todo o alinhamento.

 

Além disso, ter conhecimento e experiência com o ofício, por exemplo, saber o que são e como evitar as famigeradas “viúvas”, “linhas órfãs”, “forcas” e “elementos sem respiro”, entre outras coisas.

 

Tipografia é o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, partindo da criação dos caracteres até a impressão e acabamento. E o trabalho tipográfico que a Dríade Editora se dispõe a fazer é realizado com primazia.

 

 

Capa

 

 

 

Eis uma expressão que se tornou clichê: "Não devemos julgar o livro pela capa."

 

Ao ouvirmos essa frase, de modo implícito, tentam nos passar a ideia de que a capa é um "mero detalhe", "algo supérfluo" e até "irrelevante". Contudo, é mais um equívoco crasso, e que se descola da realidade.

 

Hoje em dia, a capa não é mais como antigamente, cuja única finalidade era de proteger o conteúdo. Uma capa bem-feita engrandece o trabalho do escritor, agrega valor, instiga, cativa, atrai leitores como um ímã. E evidentemente, o oposto também ocorre: uma capa malfeita ou amadora, gera apatia, repulsa, repele possíveis leitores e diminui drasticamente o valor do livro (tanto no sentido financeiro quanto ao mérito e prestígio). Somos sensitivos e, principalmente, imagéticos. E a capa é o primeiro contato que temos com a obra. 

Infelizmente, existem diversas editoras (até mesmo as grandes e tradicionais) que simplesmente tratam com total desleixo esse aspecto. E algumas das incorreções mais comuns e alarmantes são: (começando com nomes repetitivos e já utilizados diversas vezes no reduto literário); títulos e logos desalinhados, bastante desproporcionais; muitas vezes ilegíveis; há também o excesso de imagens, de figuras sobrepostas, amontoadas, em baixa resolução, distorcidas, extremamente coloridas, que mais parecem borrões impressos, chegando até a ser ininteligíveis em razão da disformidade.

 

Nós, da Dríade Editora, amamos a arte, especialmente, as artes das belas capas. Logo, não produzimos projetos gráficos de má qualidade. Ao contrário, investimos bastante nisso, o resultado é notável. E ainda, contamos com produções exclusivas. 

ISBN

A sigla ISBN significa International Standard Book Number. É um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza 13 números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição. Desse modo, faz com que a obra seja única e, receba um código que jamais poderá ser reutilizado por outras editoras e/ou autores.

 

Assim como os demais aspectos citados anteriormente, é de suma importância, essencial para que o livro também seja comercializado de maneira profissional em livrarias físicas, virtuais, ou qualquer plataforma de marketplace.

 

Todos os livros publicados pela Dríade Editora recebem o ISBN.

 

 

Investimento e Custo-Benefício

 

 

 

É sempre complexo tratar de valores financeiros, bastante relativo e controverso. No entanto, preferimos ampliar nosso escopo e fazer com que tivéssemos autores e leitores de diversas classes sociais. A nós, de nada adiantaria se nosso público ficasse restrito a um determinado perfil socioeconômico. Logo, optamos por deixar nossos preços acessíveis, inclusive, ofertando diferentes opções nas formas de pagamento. E sempre mantendo a alta qualidade.

 

Existem boas editoras que são solícitas e fazem um bom trabalho na produção e edição de livros, porém, cobram um valor exorbitante. Normalmente, obrigando o autor a desembolsar uma onerosa quantia e/ou arcar com a aquisição de dezenas de exemplares (ou até centenas, no caso de obras individuais). 

 

Quem mais sofre com isso é o escritor profissional. Mas, estando em início de carreira, uma vez que ainda não tem um público cativo de leitores, acaba ficando com diversos livros encalhados. 

 

Nós não trabalhamos assim. Na Dríade Editora, no caso das coletâneas literárias, quando o autor é selecionado, adquire somente oito exemplares (remetendo seu texto de acordo com o tamanho previsto no regulamento) e, se quiser, compra mais quantos livros desejar. E a situação com obras individuais é semelhante: trabalhamos com grandes e pequenas tiragens, sempre com preços justos. Já incluindo todos os serviços editoriais.

 

 

 

 

Conclusão

 

 

A Dríade Editora já começa sendo independente a partir de suas ideias, procurando sempre deixar aquilo que se tornou clichê para trás. Se quase a totalidade das editoras estão indo na mesma direção, vamos em outra. Se estão percorrendo o mesmo caminho, seguimos por uma trilha alternativa. Apreciamos o inesperado. Almejamos que escritores e leitores também se surpreendam ao adentrarmos, juntos, numa nova jornada, rumo ao insólito, ao extraordinário. Publicamos e estamos sempre à procura de novos talentos, com ideias novas, que apreciem desafios e desafiem seus leitores(as).

 

O trabalho se desenvolve de forma meticulosa e profissional, estimando as etapas editoriais descritas acima. Bem como, uma saliente difusão, contando com ideias diferenciadas, eminente organização e ótimos flyers digitais (material para divulgação nas redes sociais) de qualidade, distinto e elegante, que valoriza a imagem e o trabalho do autor, instigando leitores a conhecerem a obra que está sendo apresentada.

 

E como não poderia faltar: exímia honestidade, respeito e transparência. Respeitamos a todos, temos bom senso, cumprimos prazos e cláusulas contratuais, nosso objetivo principal é trabalhar com idoneidade e garantir a plena satisfação dos autores e leitores. Para nós, o lucro não está acima de tudo, por isso, não cometemos falhas graves e até inadimplências que se tornaram recorrentes em muitas prestadoras de serviços no meio literário. Nós, da Dríade, procedemos sempre de modo responsável e lícito;  com CNPJ (constando em todos os contratos editoriais); marca registrada no INPI; alvará de funcionamento e prestando contas à Receita Federal. Bem como, cumprindo todos os requisitos que uma empresa — pequena ou grande — deve cumprir. Transmitindo assim muito mais credibilidade e profissionalismo. É imprescindível ressaltar esses aspectos, pois apesar de serem óbvios e obrigações, atualmente se tornaram escassos no mercado editorial.

 

Já publicamos mais de 100 autores talentosos, em dois anos de atividades. Confira neste site os livros publicados e nossas antologias vigentes. Se você valoriza o seu trabalho e deseja ter uma experiência gratificante no âmbito das publicações impressas, publique conosco! Conte sempre com a Dríade Editora! E estaremos sempre à disposição para sanar quaisquer dúvidas!

Thiago S. Sevla

 

Escritor, Antologista, Designer Gráfico e Coordenador Editorial

© 2021 by Dríade Editora. Todos os Diretos Reservados